As Danças de Salão Modernas

Valsa – Tendo começado a sua existência como uma antiga dança do folclore austríaco e do sul da Alemanha, a Valsa moderna, é tocada num andamento de trinta compassos por minuto. As figuras básicas usadas na construção da coreografia desta dança baseam-se num esquema em diagonal que resulta numa progressão suave e leve em volta da pista de dança no sentido contrário aos ponteiros do relógio. As ondulações graciosas e rápidas mudanças na velocidade do corpo, que são visíveis quando os pares dançam a Valsa, são conseguidos da seguinte maneira: o primeiro tempo de cada compasso é dançado com uma forte oscilação do corpo, acumulando depois essa energia num movimento de vaivém em direcção ao centro das rotações e elevando-se nas pontas de ambos os pés durante o segundo e terceiro tempos do compasso da música.

Tango – Esta dança, transmitida ao longo de gerações de bailarinos, teve origem nos bairros pobres e nas vielas da Argentina e, durante mais de cem anos, foi considerada demasiado indecorosa para os salões de dança. Há qualquer coisa de muito especial no Tango; transmite uma atmosfera de expectativa tensa. As notas “staccato” e entrecortadas desta música, combinando-se em fluentes crescendos, suaves mas firmes, criam um tom dramático e furtivo entrelaçado de fortes contrastes, que se repetem constantemente. Se primeiramente o Tango era dançado apenas pelas classes mais pobres, por volta de 1910 houve uma transformação no carácter do Tango e este tornou-se perfeitamente aceite por toda a comunidade, dividindo-se posteriormente em dois:
  • Tango Argentino – O Tango Argentino tornou-se mundialmente famoso na voz de Carlos Gardel e, adaptando uma estética moderna, com as composições instrumentais de Astor Piazzola. O Tango Argentino compreende rodopios e malabarismos com as pernas, chamados de corte. Os rostos dos pares apresentam-se mais colados e em passos mais sensuais e difíceis.
  • Tango Internacional – Segiu um estilo idealizado em França, em passos mais suaves e calculados, onde o cavalheiro apenas conduz a dama pelo salão, seguindo uma marcação da música. Ele quase que marcha, apenas utilizando muitos movimentos de cabeça para os lados e uma postura rígida.

Foxtrot – O Foxtrot nasceu nos anos 20 pela mão de Harry Fox, um actor de musicais. Nos anos 30 atingiu a sua época dourada. O que realmente fascina no Foxtrot é a grande variedade de interpretações possíveis a partir de uma dança simples.

Quickstep – Historicamente, o Quickstep resulta da evolução de duas danças, o Boston e One-Step, que surgiram ambas nos recintos da dança da América com a chegada da música de Ragtime e Jazz, em finais do século XIX. Essa música agitada teve um efeito profundo nos estilos de dança social. Os bailarinos voltaram as costas às danças baseadas nas cinco posições do ballet, durante as quais toda a gente dançava a mesma sequência, e adoptaram aquelas em que se usavam os passos normais de quem anda. O Quickstep é uma dança mexida baseada em passos andantes e chassés que encaixam facilmente na música escrita em compasso quaternário.

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