O primeiro ritmo afro-cubano que se tornou conhecido no estrangeiro foi a Rumba. Músicos cubanos dirigidos por Don Azpiazu apresentaram esta música à cidade de Nova Iorque em 1929, e a Paris e Londres em 1930. Bailarinos de ambos os lados do Atlântico simpatizaram com esta nova dança e, em poucos anos, a Rumba Quadrado passou a ser a primeira dança latino-americana a estar incluída no calendário de danças sociais do Ocidente. As figuras básicas que usa são em forma de quadrado – daí o nome.
A chegada da Rumba reavivou o interesse noutras danças latino-americanas, algumas das quais tinham já sido apresentadas sem grande sucesso em anos anteriores, e por volta de 1945 o Samba (do Brasil) e o Jive (dos E.U.A.) passaram a integrar o cenário das danças sociais.
A chegada da Rumba reavivou o interesse noutras danças latino-americanas, algumas das quais tinham já sido apresentadas sem grande sucesso em anos anteriores, e por volta de 1945 o Samba (do Brasil) e o Jive (dos E.U.A.) passaram a integrar o cenário das danças sociais.
- Paso Doble – ritmo nascido há três séculos, na Espanha, junto com as touradas. Tem o mesmo ritmo quente e apaixonado desse espectáculo. É uma dança cheia de garra e paixão, que exige grande rigor técnico.
- Chá chá chá – A música do Chá-chá-chá, originária de Cuba, tem um ritmo forte, baseado numa forte percussão que inclui bongos, congas, timbales e um badalo. O acento rítmico mais forte surge no primeiro tempo de cada compasso. Atrevido e despreocupado, o Chá-chá-chá é uma das danças mais fáceis de aprender, uma vez que os seus tempos são bem marcados e podem-se mesmo contar com a música. Baseia-se num movimento chassé (três passos ligados) que é dançado em simultâneo com os tempos nítidos de cada compasso da música. Diz-se que o nome Chá-chá-chá imita o som produzido pelos pés dos bailarinos no chão ao dançarem esse chassé.
- Samba – O samba faz parte integrante da cultura brasileira – é a música e dança do povo. Existem muitas versões diferentes do Samba: cada uma com o seu ritmo, andamento e tom, que resultam em muitas danças diferentes. Muitas das figuras usadas nesta dança requerem um movimento característico de oscilação das ancas; outros requerem a apreensão de outro movimento que é o balançar do Samba. O Samba tem dois tempos em cada compasso, sendo o segundo mais forte.
- Rumba – No decurso da história, a Rumba tem desempenhado muitos papéis; começou como dança de fertilidade, tendo as versões posteriores humanizado esta tendência. A maior parte da coreografia usada na Rumba actual mantém a história secular das tentativas da mulher para atrair o homem, servindo-se dos seus encantos. Durante uma Rumba bem coreografada existe sempre um elemento de provocação e fuga. Os princípios que lhe servem de base são espantosamente simples, mas representam um grau de dificuldade que leva muitos anos a aperfeiçoar. O ritmo da Rumba baseia-se em quatro tempos em cada compasso, dos quais o quarto é o mais forte.
- Jive – Mistura de rock e boogie Woogie americanos. É uma dança muito rápida e está presente em muitas competições; no entanto, é sempre a última a ser apresentada por ser extremamente cansativa.
- Mambo – Originário de Cuba, o Mambo surgiu na década de 30 do século XX. O Mambo tem a sua inspiração no danzón e trouxe consigo passos e giros com movimentos rápidos e violentos.
Outras danças sociais
- Bolero – A origem do Bolero é controversa; diz-se originário da Inglaterra, da França e da Espanha. A palavra, pelo menos é de origem espanhola e advém das pequenas bolas chamadas “boleras” que ornamentavam as saias das bailarinas espanholas ciganas. É um avô do Mambo, do Chá Chá Chá e da Salsa.
- Merengue – ritmo nascido na República Dominicana, o Merengue é resultante de uma fusão de elementos africanos e europeus. A dança é muito alegre e contagiante, com uma série de passos fáceis e bem ritmados.
- Salsa – Teve origem nos cabarets de Havana nos anos 40 do século XX. Verdadeiramente não existe um ritmo que se defina como Salsa; a Salsa é uma mistura de ritmos latino-americanos e africanos que tem como base o “son cubano”. A princípio combinava música afro-cubana com o jazz americano; agora apresenta uma ampla variedade de estilos musicais.
3 comentários:
otimo site me ajudou muito vcs estão de parabens
bjoo
Muito bom esse site
Apoiadissma...
Postar um comentário